OS BASTIDORES DA CRIAÇÃO DE XENOMORFO: DO FILME ‘ALIEN. O 8º PASSAGEIRO’, DE 1979

A ficção cientifica na Sétima Arte não foi mais a mesma depois da franquia de Alien , que teve início com o filme "Alien, O 8º Passageiro" de 1979.

Ridley Scott, o aclamado diretor de ficção, que dirigiu dentre outros, a franquia de "Predador", criou o Xenomorfo, uma raça alienígena para essa série, que sem dúvida é a criatura mais assustadora e temida do cinema.

Desenho do Alien
O Xenomorfo tem uma excepcional capacidade de aprendizado e adaptação ao ambiente, sentido predatório avançado, sangue verde e ácido que é usado como arma, exoesqueleto que o protege de impactos, eco localização, detecção de feromônios humanos e dieta carnívora.

Com os efeitos especiais e a computação gráfica apenas se iniciando em 1979, o diretor precisou de um artista plástico para criar a fantasia do Alien e H.R.Giger foi o responsável pela criação do monstro 'na vida real'.

Foto do artista plástico
E assim surgia o design de Xenomorfo, que foi criado a partir de sua ilustração de 'Necromicon', de seu primeiro compêndio de imagens criado em 1977, com algumas adaptações e o resultado é algo biomecânico que combina tecnologia e elementos humanos.

R Giger e sua criação

A equipe e o desafio de ajustar a cabeça de Xenomorfo que era incrivelmente quente e dificultava muito os movimentos do ator que a usava.

Depois de criado, o traje com uma cabeça que pesava quase dois quilos precisava de alguém que a vestisse. Foram muitos testes com atores e até jogadores de basquete, pois a pessoa além de alta tinha que ter pernas longas e o escolhido foi Bolaji Badejo, um nigeriano sem nenhuma experiência com o cinema e encontrado por acaso num bar, pelo diretor de elenco, Peter Archer.


Bolaji Badejo em Alien 1979

Como a fantasia era pesada demais foram rodadas somente pequenas sequencias nas cenas mais impactantes e o diretor Ridley Scott se valeu da trilha sonora para manter o clima de suspense na maior parte do filme.

Com as dificuldades nos efeitos especiais, o diretor improvisou e para dar um aspecto mais orgânico usou tecidos animais para criar os ovos da criatura, que eram feitos de estomago e coração de bovinos. A cena da autópsia foi feita com ostras e mariscos.

Enquanto que rins de ovelha representavam os órgãos internos do monstro.

Os relatos da equipe mostram que a vida era difícil por trás das câmeras com as tantas substancias usadas, que incluía gel lubrificante e camisinhas cortadas para criar a
gosma e as partes elásticas da boca da criatura.

O diretor usou o elemento surpresa para conseguir reações reais dos atores na cena do nascimento do monstro. Houve uma verdadeira histeria por parte da equipe técnica e até mesmo desmaio de atriz, quando o sangue falso espirrou e a criatura rompeu do peito de um dos rapazes da tripulação.


A clássica cena do nascimento, quando uma das criaturas sai do peito de um dos membros da tripulação.

A concepção de Xenoformo adiciona grande mérito a Ridley Scott, bem como para H.R. Giger , tornando-se um divisor de águas do estilo conhecido como Horror no Espaço e solidificando uma saga.